Conquistar o imóvel próprio é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, pagar todos os meses para morar em algo que não é seu dá aquela sensação de que se está “jogando dinheiro fora”, não é mesmo? Para dar esse passo importante na sua conquista, é essencial entender como faz para financiar apartamento, principalmente se ele for na planta.
Ao entender o processo, você se sentirá mais seguro para ir atrás do seu objetivo e também poderá se preparar financeiramente para esse momento. Então, que tal conferir as dicas?
Passo a passo para financiar apartamento na planta
Listamos alguns passos simples para você conquistar o seu financiamento de imóveis. Veja!
1. Pesquise o imóvel
Avalie quais são as opções disponíveis de imóveis na cidade em que você deseja financiar apartamento. Lembre-se que os valores vão mudar conforme a localização, tamanho e padrão de acabamento do imóvel escolhido. Depois de encontrar uma opção que seja do seu agrado, é hora de conversar com quem entende do assunto.
2. Converse com um corretor de confiança
Busque uma imobiliária de confiança para saber todos os detalhes do imóvel que deseja. Procure ver a planta do apartamento, conhecer as áreas comuns e também entender a posição solar que ele se encontra. Depois, é hora se seguir para o próximo passo!
3. Faça uma simulação das parcelas
O corretor de imóveis também é a pessoa que consegue te auxiliar com a simulação de parcelas. Por meio dela, você consegue entender qual é sua capacidade de compra do imóvel.
Como assim? O banco financia entre 80% e 90% do valor do imóvel, sendo assim, o valor da entrada pode corresponder a 10% ou 20% do preço do apartamento. A simulação de parcelas é feita com base em suas informações pessoais, como idade, renda, saldo de FGTS, entre outros. A partir dela, você identifica quanto precisa dar de entrada e também quais serão as parcelas de financiamento do apartamento.
Dica extra: aqui na KA Empreendimentos nós parcelamos o valor da entrada para quem deseja financiar apartamento na planta. Por isso, fica muito mais fácil adquirir um imóvel na época de lançamento.
4. Organize sua vida financeira
Depois de conhecer qual é o valor do imóvel que você consegue comprar com a sua renda, é hora de organizar as finanças. Procure cortar gastos supérfluos e invista esse dinheiro no seu sonho. Outra dica também é quitar qualquer pendência financeira em seu nome, pois ter o nome sujo vai impedir que você consiga o financiamento de imóvel.
5. Abra sua conta bancária para financiar apartamento
Está com tudo organizado para comprar o apartamento? É hora de enviar seus documentos para o corretor de imóveis dar sequência no seu processo. Também é imprescindível abrir a conta no banco que você busca financiamento e realizar a sua transferência de salário. Desse modo, será mais fácil de obter sua aprovação de crédito!
6. Faça sua análise de crédito
Depois que o corretor recebe todos os seus documentos, ele precisa encaminhá-los para a análise e pré-aprovação de crédito. É nesse momento que o correspondente bancário avalia se você tem condições de pagar pelo imóvel e se existe alguma dívida em seu nome.
Se você financiar apartamento pela Caixa Econômica Federal, por exemplo, os documentos aprovados são enviados para o banco a fim de realizar o contrato de financiamento.
7. Realize a entrevista com o banco
O próximo passo para financiar apartamento é a entrevista no banco, para que você entenda todo o financiamento. Nesse momento também é necessário pagar a taxa de contratação, que pode variar de valor conforme a modalidade escolhida (Minha Casa, Minha Vida ou SBPE).
8. Assine seu contrato de financiamento
Neste momento você já passou por quase todas as fases necessárias para financiar o apartamento. E, a partir da assinatura do contrato, você tem uma garantia extra de que aquele imóvel é seu.
9. Realize a escritura do seu imóvel
Depois de assinar o contrato de financiamento também é necessário pagar as taxas do registro de imóveis. A escritura, por exemplo, é o documento que vai afirmar que existe o contrato de compra daquele bem. Com ela será possível realizar o registro do imóvel em seu nome.
Dessa maneira, se no futuro você desejar vender o apartamento, por exemplo, poderá comprovar que ele de fato é seu. Vale lembrar que o processo no cartório tem um custo que varia conforme a cidade e também o tipo de imóvel.
Pronto! Agora você já conhece o passo a passo para financiar apartamento na planta. Aqui na KA Empreendimentos temos lançamentos de imóveis na planta em que você pode parcelar o valor da entrada Quer saber mais sobre nossas opções? É só chamar no WhatsApp!