Ter a casa própria ainda é um dos maiores sonhos dos brasileiros, atingindo 87% da população. Mas, para alcançar esse objetivo é importante conhecer todos os processos e também os custos da compra de imóvel.
Afinal, esse é um investimento para a vida e ter um planejamento financeiro vai te auxiliar a ter mais confiança na hora de conquistar esse objetivo. Para ajudá-lo a chegar lá, separamos algumas dicas. Veja!
Conheça os custos da compra de imóvel
O processo de aquisição da casa própria envolve mais informações do que apenas o valor do imóvel. É preciso considerar toda a pesquisa sobre a imobiliária e a construtora, bem como as despesas envolvidas em todas as etapas de negociação. A seguir, apresentamos os principais custos da compra de imóvel!
Taxas do Banco
Se você busca o financiamento de um imóvel, deve considerar que esse processo também envolve algumas taxas. Muitas instituições financeiras exigem que você tenha uma conta no banco e até um cartão de crédito para só depois liberar o seu processo de compra da casa ou apartamento.
Por isso, é importante considerar as taxas de abertura de conta e processo de financiamento antes de adquirir o seu imóvel. Elas podem variar conforme a modalidade escolhida – Minha Casa, Minha Vida ou SBPE – e também de acordo com o banco. Na dúvida, faça uma consulta com a instituição financeira para entender melhor sobre esses custos.
ITBI
O ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis é um tributo pago por quem está comprando o imóvel. O valor pode variar conforme a cidade e também o preço do apartamento.
Há casos em que o comprador também pode receber isenção total ou parcial desses valores. Por isso, o ideal é sempre perguntar essas informações para o corretor de imóveis antes de assinar a compra.
Escritura
A escritura é um documento registrado em cartório com o objetivo de registrar o ato de compra e venda de um imóvel. Portanto, também é imprescindível considerar os custos desse documento na hora de comprar um apartamento, visto que somente ele poderá garantir a sua propriedade. O valor é cobrado pelo cartório e pode variar conforme a cidade.
Matrícula do Imóvel
A matrícula é um registro público feito em cartório que informa o proprietário do imóvel, bem como suas características físicas e histórico de transferência de titularidade. O valor cobrado também é proporcional ao preço do imóvel, cidade e estado em que está localizado.
Organização financeira para compra de imóvel
Como você pode perceber, a compra de um apartamento envolve muito mais do que a parcela de financiamento a ser paga ao banco. É importante conhecer o valor de entrada a ser pago, bem como todos os custos envolvidos nesse processo.
Sendo assim, a dica básica é: procure sempre separar um pouco do que ganha de salário para emergências e também custos envolvidos no processo de compra de um apartamento ou casa. Uma opção é praticar o método 50-30-20 para dividir o seu salário em três proporções:
- 50% do salário para gastos fixos, aqueles que acontecem todos os meses, como aluguel, água, luz, internet, transporte, farmácia.
- 30% do salário para despesas variáveis, como serviços de streaming, serviços no salão, compras, entre outros.
- 20% do salário para o futuro, como uma emergência em saúde ou a compra do seu imóvel próprio.
Ao dividir os seus gastos mensais seguindo essa regra ficará muito mais simples de você ter uma segurança financeira e mais tranquilidade para investir no seu sonho do imóvel próprio..
Enfim, como você pôde ver ao longo desse artigo existem alguns documentos essenciais durante a negociação e também custos de compra de imóvel. Procure se organizar financeiramente e também obter todas as informações necessárias antes de efetuar a sua compra. Isso vai te deixar mais tranquilo para ser feliz dentro do seu tão sonhado imóvel.